DETRAN/PA: Entra Governo, Sai Governo e a SCE Serviços Médicos continua lá!

Tenho lido nos jornais notícias a respeito de denúncias de corrupção no DETRAN PARÁ, sobre suposto desvio de dinheiro daquela autarquia para bancar despesas e investimentos do time de futebol Santa Cruz da Vila de Cuiarana. Falam até em abertura de CPI! Creio que seria ótimo se aproveitassem para olhar com cuidado a empresa que desde 1999 (é isso mesmo! MIL NOVECENTOS E NOVENTA E NOVE!) presta serviços de exames médicos e avaliações psicológicas ao dito DETRAN- SCE Serviços Médicos Ltda.- CLIMEPT.

A empresa SCE Serviços Médicos Ltda. foi contratada pelo DETRAN/PA em 01/12/1999 para realização de serviços de exames médicos e avaliações psicológicas. Decorridos cinco anos (prazo máximo de vigência normal dos contratos administrativos), a empresa continuou lá firme e forte prestando o serviço nas dependências do DETRAN (ou seja, sem despesa com água, luz, telefone, vigilância, serviços gerais, etc.) e auferindo a receita/parte da receita referente à taxa pelos exames médicos e psicológicos necessários para emissão ou revalidação da carteira de motorista.

Somente em 2007, o DETRAN/PA fez uma licitação, que foi vencida, é claro, pela SCE Serviços Médicos Ltda. O contrato foi assinado em 02/07/2007.  De acordo com as normas legais, o prazo máximo de duração desse contrato seria de 05 anos. Ou seja, em 01/07/2012 o contrato deveria ter terminado. Porém em julho de 2012 o contrato foi novamente prorrogado e a empresa continua lá, com seu contrato milionário.

Vejam a seguir o extrato da última prorrogação de contrato, publicada no Diário Oficial do Estado (DOEPA):

NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 406967
Termo Aditivo: 7
Data de Assinatura: 29/06/2012
Vigência: 02/07/2012 a 01/07/2013
Classificação do Objeto: Outros
Justificativa: Alterar a Cláusula Décima - Da Vigência, do contrato originário.
Contrato: 29
Exercício: 2007
Contratado: SCE MÉDICOS S/S LTDA. - CLIMEPT
Endereço: Av. João Paulo II, Bairro: Marco, 575.
CEP. 66095-493 - Belém/PA
Telefone: 9132662881
Ordenador: WALTER WANDERLEY DE PAULA PENA

Segundo os registros do Portal da Transparência do Governo do Estado do Pará (link disponível no site www.pa.gov.br – clicar exercício 2012- selecionar Órgão DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO- selecionar Despesa- selecionar Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica) a SCE-CLIMPET recebeu do DETRAN em 2012 o valor de R$ 23.100.075,36. (VINTE E TRÊS MILHÕES, CEM MIL, SETENTA E CINCO REAIS E TRINTA E TRÊS CENTAV0S). EM 2013, recebeu já R$ 5.613.775,61, referente apenas aos meses de fevereiro e março.

Ressalte-se que em outras capitais esse serviço é prestado por empresas credenciadas pelo DETRAN. Sobre o assunto, a Resolução nº 425, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2012, do DENATRAN dispõe:

Art. 15. As entidades, públicas ou privadas, serão credenciadas pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, de acordo com a sua localização e em conformidade com os critérios aqui estabelecidos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Art. 18. O credenciamento de médicos e psicólogos peritos examinadores será realizado pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, observados os seguintes critérios
................................................................................................................................................................
Fica, assim, evidente que a norma é o credenciamento e não a contratação por licitação.

È hora de dar um basta nessa situação: a ilegalidade existe desde a publicação do extrato em 2012, quando a Autarquia estendeu o  contrato por um prazo maior do que o previsto em lei. Esse fato não sujeita o responsável aos ditames da lei de improbidade administrativa (Lei nº 8.429/92)?

AH! É significativo o fato de que até o momento o DETRAN/PA não publicou edital visando fazer o credenciamento dos profissionais!

Alô, Ministério Público do Estado! Estenda seu olho de lince para esse contrato!

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

AS ASSOCIAÇÕES QUE RECEBEM DINHEIRO PÚBLICO